segunda-feira, 28 de outubro de 2013

NEPEDH discute os crimes de maio (2006) com Francilene Gomes e Comitê pela desmilitarização da polícia e da política


No último encontro do NEPEDH, contamos com a presença de Francilene Gomes Fernandes, Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Serviço Social da PUC/SP, com a apresentação de sua pesquisa intitulada " Barbárie e direitos humanos: as execuções sumárias e desaparecimentos forçados de maio (2006) em São Paulo". 

O belíssimo trabalho contribui para compreendermos a violenta prática policial durante a história do Brasil, focando-se nos fatos dos chamados "Ataques do PCC", como foi apresentado o período pela mídia burguesa. Apresenta questionamentos e conclusões que mostram que o Ataque foi essencialmente do Estado contra a população jovem, negra e pobre.

A pesquisa pode ser acessada pelo endereço: http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13525

Também estiveram presentes representantes do Comitê pela desmilitarização da polícia e da política, problematizando o papel da polícia e resgatando os vários acúmulos de luta que colocavam e colocam em xeque o Estado burguês e os aparatos de repressão. Dentre os grupos que pautavam e tem pautado este debate foi citado o Tribunal Popular: o Estado Brasileiro no banco dos réus, que possui uma de suas atividades registrada e publicada no youtube:






Nenhum comentário:

Postar um comentário